Roteiro Turístico

Outros monumentos para visitar

Ponte da Boutaca

 

 

A construção do viaduto denominado Ponte da Boutaca, nome associado a uma propriedade de Mestre Boitaca neste local, teve o seu início na segunda metade do séc. XIX, em 1862, durante o reinado de D. Luís, como testemunha a gravação num marco colocado na valeta da estrada que, de norte para sul, dá acesso à ponte.

Museu da Batalha

 

 

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (M.C.C.B.), eleito o Melhor Museu Português em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia e distinguido com o consagrado prémio Kenneth Hudson (2013), na Bélgica, é um projecto inserido na linha da Nova Museologia e da Sociomuseologia que pretende valorizar a identidade e a história do Concelho da Batalha e dos seus munícipes.

Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota

 

A história da batalha de Aljubarrota é narrada em pleno campo de batalha através de um espetáculo multimédia que leva os visitantes para o século XIV.

Igreja Matriz

 

Iniciada a sua construção em 1514, por iniciativa do rei D. Manuel, a pedido dos habitantes da vila, uma vez que o Mosteiro não dispunha de serviço paroquial para a população local, é um testemunho importante da fase manuelina da vila da Batalha.

Vila da Batalha

Contactos

Estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira

Monumento datado de 1968, representando o comandante Nuno Álvares Pereira, que derrotou o exército castelhano na Batalha de Aljubarrota.

Claustro Real

O primeiro Claustro a ser construído no Mosteiro, foi consideravelmente enriquecido no tempo de D. Manuel.

Claustro D. Afonso V

O Claustro de D. Afonso V apresenta estrutura e sobriedade decorativa típica da arquitectura mendicante.

Capela do fundador

Estão esculpidos os jacentes emparelhados do casal régio, mão dada, cobertos por baldaquinos com os seus escudos de armas.